segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Ler ficção como uma forma de meditação


Quando as pessoas pensam de meditação, elas pensam em fechar os olhos e respirar profundamente para acalmar-se para baixo e liberar a tensão em seus corpos. A maioria das pessoas não pensam da leitura como uma forma de meditação, mas um novo estudo mostra que, quando você lê ficção, seu corpo sente os mesmos efeitos de uma sessão de meditação. Este mesmo estudo também mostrou que a leitura de ficção pode mudar sua vida, ou, pelo menos, mudar sua mente um pouco de cada vez.

Leitura Vs Ficção. Leitura Nonfiction

A experiência de leitura de ficção é muito diferente do que a leitura não-ficção por causa da ficção maneiras diferentes é estruturado e personagens se desenvolvem. Neste caso, estamos falando sobre a escrita de não-ficção, sem uma estrutura de enredo claro e caracteres como um artigo de jornal ou revista, ao invés de um livro de memórias ou um pedaço de não-ficção criativa. Embora tecnicamente não-ficção, gostaríamos de classificar a experiência de ler não-ficção narrativa, como um livro de memórias como a mesma experiência que ler ficção por causa do arco narrativo e desenvolvimento do caráter que ocorre nestes tipos de peças. Quando você lê ou não ficção narrativa, você é capaz de esquecer de si mesmo por pouco tempo. Weve todos ouvimos a expressão "perder-se em um livro." No caso de leitura ficção, é verdade. Quando você enrolar com um bom livro, na verdade você está liberando a sua mente dos problemas youve vividas durante o dia. Lendo um artigo de jornal, por exemplo, não lhe dá a mesma experiência, porque é verdade e pode realmente causar mais preocupação e estresse no cérebro, especialmente se esse artigo contém algo que pertence a você diretamente.

Leitura como Meditação

De acordo com Keith Oatley, professor emérito da Universidade de Toronto, no departamento de desenvolvimento humano e psicologia aplicada, leitura de ficção é uma forma de meditação, pois permite que você se concentre em um mundo fictício, em vez de o mundo real, e também permite que você para esvaziar sua mente como uma boa sessão de meditação faz. Oatley diz: "Você vai se sentar em algum lugar em silêncio, ou você vai deitar em um sofá, ou ir para a cama, você deixar de lado seus próprios interesses e agora você assumir as preocupações de Anna Karenina ou Bovary Emma, ​​ou quem quer que acontece ser. Então, você, em seguida, começar a sentir como era a vida dentro de uma mente diferente. "

Isso permite que você colocar sua mente à vontade, enquanto você está lendo, e quando você parar de ler, você é mais atualizado e reorientado para o seu dia. Esta pode, na verdade, ser por isso que tantas pessoas gostam de ler um bom livro antes de dormir. Quando sua mente está clara, você pode dormir melhor.

A leitura pode mudar sua vida

Porque você é capaz de colocar sua mente à vontade, você também é capaz de abrir sua mente, de acordo com Oatley. Isto significa que a sua personalidade vai mudar um pouco cada vez que você ler um livro. No estudo Oatleys, os participantes receberam um teste de personalidade, em seguida, um grupo foi convidado a ler uma peça de ficção e um grupo foi convidado a ler uma peça de estilo de não-ficção que foi semelhante à ficção um. Após a leitura, os participantes fizeram o teste de personalidade novamente. Foi mostrado que aqueles que lêem a peça de ficção teve uma mudança muito pequena em suas personalidades. De acordo com Oatley, "Há similares processos cognitivos associados com o entendimento do mundo real e compreender o mundo ficcional, por isso, quando tentamos entender o que está acontecendo em uma peça de ficção a sua análoga para as pessoas que tentam descobrir como pessoas reais estão pensando e sentindo. " Isto, aparentemente, explica a mudança na personalidade que estavam vendo, e muitas pequenas mudanças ao longo do tempo pode, de fato, mudar a sua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário